Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Um grupo de estudantes de Informática da Universidade Metodista de Angola (UMA) participa, de 8 a 11 de Junho, em São Petersburgo, Federação Russa, numa competição estudantil internacional patrocinada pela multinacional Microsoft.
A presença do grupo de estudantes angolanos nesta competição na Rússia é o corolário da vitória conseguida esta semana, em Luanda, no concurso “Imagine Cup 2013 final local Angola”, com o projecto “Jogo Não te Irrites no Windows”. A competição nacional foi realizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com a Microsoft, que promove o concurso internacional para a descoberta e acompanhamento de jovens estudantes com ideias para desenvolverem programas e projectos para a indústria cibernética.
No concurso de Luanda competiram apenas estudantes das Universidades Agostinho Neto (UAN), Jean Piaget e Metodista de Angola, cada uma das quais com dois projectos.
O vice-reitor para os Assuntos Científicos da UAN, José Pedro, disse na abertura da competição que “os concursos estudantis ajudam a potenciar ainda mais o papel de instrução que têm as Universidades”. É através destes trabalhos, referiu, que os estudantes desenvolvem um conjunto de actividades e espírito crítico na forma de apresentação e defesa dos trabalhos. O vice-reitor anunciou realização, em data a anunciar, de um concurso semelhante para estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.
A edição de 2013 do concurso internacional está dividido nas categorias Cidadania Mundial, Jogos e Inovação. A categoria Cidadania Mundial premeia a aplicação de software desenvolvido em plataforma Microsoft.
Fonte: Jornal de Angola