Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]
2ª EDIÇÃO DO CONCURSO NACIONAL DE CRIAÇÃO DE JOGOS 2017
A 2ª edição do Concurso Nacional de Criação de Jogos que foi realizado pelas universidades Metodista de Angola (UMA) e a Agostinho Neto (UAN), a Sociedade Angolana da Computação (SAC) e com apoio do Centro Tecnológico Nacional, afecto ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MinCT).
Contou com o patrocionio das empresas:
NCR, Tec Retina, Portal Mulheres, Interative Load, Rocha Monteiro.
Para que os jogos fossem apurados pelo corpo de jurado, tiveram de obedecer critérios como temática generalista e agregar valores em questões relacionadas aos modelos educacionais. O certame enquadra-se no programa de identificação, selecção e motivação de talentos, promoção da cultura científica e da transferência de tecnologia e empreendedorismo de base tecnológica, levado à cabo pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
Durante a abertura da 2ª edição do concurso nacional de jogos, foi anunciada que a 3ª edição a ter lugar na Universidade Óscar Ribas, a 12 de Abril de 2018.
Para a 2ª Edição do Concurso Nacional de Criação de Jogos, temos a reaçar o patrocinio das empresas NCR, Portal mulheres, Tec Retina, Interative Load, ACQUARICCA, LDA.
A Ciéncia, tecnologia e inovação em Angola ganha destaque na actualidade, com lançamento da 2ªEdição do Concurso Nacional de Criação de Jogos.
De forma a dar continuidade ao processo contínuo da busca de talentos, esse ano acontecera a 2ª edição do Concurso e realizar-se-á no dia 22 de Junho de 2017, pelas 10:00 horas no Recinto do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto (UAN), sito na Avenida Hochi-Minh/SN, nas imediações do edifício do Instituto Nacional de Estatística(INE). Poderão participar os diferentes actores do Sistema Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação de Angola (SNCTI), incluindo estudantes e Freelancers, com idade mínima de 16 anos e com participações que podem ser feitas de forma individual ou colectiva, para o ultimo caso com números de participantes não superior a quatro (4) elementos.
O concurso conta com três categorias principais: Ideia de Jogo, Protótipo e Inovação, o Concurso Nacional de Criação de Jogos pretende desafia e estimular a criatividade e Inovação Tecnológica.
O concurso é aberto ao público, mesmo quem não seja estudante poderá participar.
O Concurso Nacional de Criação de Jogos, visa incentivar a participação dos jovens nas actividades e no desenvolvimento da sociedade tirando-os da letargia e procurar um espaço onde possam apresentar as suas ideias, projectos em função do que se apresenta como estratégias.
As estratégias Concurso Nacional de Criação de Jogos compreendem três categorias, nomeadamente o incentivo a ideia, o protótipo e a inovação como forma de tirar o melhor do potencial dos jovens, apresenta-los a sociedade de maneira a servir de exemplo e incentivo aos mais novos.
BEM HAJA ANGOLA!
A Comissão organizadora do Concurso Nacional de Criação de Jogos no âmbito da implementação dos programas de Promoção da Cultura Científica e da Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo de Base Tecnológica, tem vindo a desenvolver ações que visam elevar a cultura científica, tecnológica e de inovação da população em geral em Angola.
Fazem parte da Comissão organizadora a Universidade Metodista de Angola, O Ministério da Ciência e Tecnologia-Centro Tecnológico Nacional (CTN) A Sociedade Angolana da Computação (SAC) Universidade Agostinho Neto (Faculdade de ciências) em parceria com a IBM-Angola, Portal Mulheres, Tec Retina, Tec 2 Lead, QCursos realizarão dia 19 de Maio de 2016, a Final do 1º Concurso Nacional de criação de Jogos edição 2016. Este concurso é destinado a estudantes, tem como objetivo principal desafiar e estimular a criatividade e inovação tecnológica.
O Concurso Nacional de Criação de Jogos é uma iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (CTN) em pareceria com a Sociedade Angolana da Computação.
A edição de 2016 será baseada nas três categorias principais: Ideia de Jogo, Protótipo e Inovação.
No dia 15, testemunhou-se a 4ª edição do Imagine Cup Angola. Uma competição organizada pela Microsoft, que tem como objectivo de seleccionarem as equipas de estudantes que melhores projectos apresentarem, nas categorias de: Cidadania Mundial, Inovação e Jogos.
O evento que teve lugar no pavilhão do ISPTEC. Fez as honras da casa, o Dr. Euclides Luís que teceu algumas palavras de boas-vindas, na sequencia o Dr. Gabriel Miguel (CTN) que fez uma retrospectiva sobre as edições passadas e António Oliveira (Microsoft) fez a abertura da competição.
A mesa de júri estava constituída por: Dr. Gabriel Miguel (CTN), Gabriel Soares Patrício (UMA), Nuno Freitas (BAI), Pedro Silva (NCR), Ricardo Viera (UNITEL) e Gelson Bartolomeu (UNITEL).
Os concorrentes do Imagine Cup brindaram os presentes com diversos projectos preparados.
Vencedores na categoria de Cidadania Mundial:
Vencedores na categoria de Inovação:
Vencedores na categoria de Jogos:
Estes grupos estão qualificados para a semi-final que decorrerá em Seattle, no final do mês de Julho.
No âmbito da implementação dos programas de Promoção da Cultura Científica e da Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo de Base Tecnológica, o curso de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade Metodista de Angola tem vindo a desenvolver ações que visam elevar a cultura científica, tecnológica e de inovação da população em geral em Angola e em particular dos estudantes do curso.
O campus da Saúde e dos Desportos Kaop Park foi o destino desta inicitaiva de partilha de conhecimento que contou com a participação dos estudantes das mias distintas faculdades.
Foi preleitor do tema Melhores práticas em gestão de Tics o Engº. Jorge Cipriano.
Na segunda parte do evento foi apresentada a plataforma de partilha de dados nomeadamente o Nguimbi, que é uma rede social, projecto que o curso de engenharia informática abraça.